O curso de formação de Língua Portuguesa e Novas Literacias, promovido pela Casa do Professor, em Braga, tem-se apresentado como uma oportunidade muito interessante de aceder a muitas ferramentas das novas tecnologias que poderão funcionar como uma diversificação de estratégias no âmbito da aprendizagem em Língua Materna. Mas é também um espaço onde as mesmas aplicações, ferramentas e tecnologias são questionadas, nas suas vantagens e desvantagens, no sentido de fazermos uso delas de uma forma crítica, apropriada e adaptada a cada situação de aprendizagem.
Esta reflexão e esta análise crítica devem estar presentes na nossa intervenção junto dos alunos. E nada deve ficar de fora, devendo nós despojarmo-nos de preconceitos ou de atitudes/comportamentos moralistas que pouco ajudam na nossa actualidade.
Como sabemos, e podemos constatar no nosso quotidiano, os videojogos são uma ocupação muito importante dos jovens. Não oferecerão eles também vantagens, possibilidades de aprendizagens? Por certo que sim e valerá a pena explorar essas potencialidades.
O mesmo se diga das redes sociais em geral e do impacto que as mesmas têm nas sociedade actual. Poderão elas ser hoje ignoradas pela escola? Ou melhor: não terão elas virtualidades que poderão ser exploradas em termos pedagógicos?
O mesmo se diga das redes sociais em geral e do impacto que as mesmas têm nas sociedade actual. Poderão elas ser hoje ignoradas pela escola? Ou melhor: não terão elas virtualidades que poderão ser exploradas em termos pedagógicos?
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