Leitura e Literacias
A importância que adquirem as novas tecnologias ao serviço da educação
sábado, 6 de novembro de 2010
A sedução do livro
A escola tem um papel importante na promoção do livro junto dos alunos e da comunidade educativa em geral. É relativamente consensual que quanto mais cedo as crianças começarem a ler, nem que seja de uma forma indirecta (quando são os pais que lêem para elas), mais possibilidades têm de virem a ser leitores assíduos e pela vida fora. É também mais ou menos pacífico que os alunos com hábitos de leitura têm raciocínio mais estruturado, competências lexicais e de produção escrita melhoradas, sem falar na apropriação de conhecimentos, de experiências, ou de desenvolvimento da imaginação. Por isso, o lançamento do Plano Nacional de Leitura foi assumido pelos responsáveis como um desígnio nacional, implicando professores, alunos, pais, encarregados de educação e comunidade em geral.
Na era das novas tecnologias, o livro em suporte papel continua a ter um lugar de proeminência. E neste domínio as bibliotecas têm apostado muito na promoção do livro através de diversificadas iniciativas.
A biblioteca do
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
de Ponte da Barca
não foge a este objectivo, tendo-se modernizado, apetrechado e desenvolvendo um trabalho colaborativo com outras estruturas da escola que potenciam a leitura/leituras, dentro e fora do espaço escolar e, consequentemente, o gosto pelos livros.
Aqui ficam algumas perspectivas do espaço físico da escola (com o seu enquadramento natural), assim como pequenos instantes do encontro com o livro e com a leitura.
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